Tracoma, hanseníase, filariose, esquistossomose, leishmaniose, doença de Chagas e geohelmintíases. Aprendidas nas escolas, mas muitas vezes esquecidas, as doenças ainda fazem vítimas no País.

Elas são classificadas pelo Ministério da Saúde como doenças negligenciadas ou, ainda, doenças transmissíveis relacionadas à pobreza. A esquistossomose, por exemplo, é transmitida onde há água contaminada. Em comum, matam pouco ou devagar, afetam mais pobres e concentram-se em áreas rurais ou marginalizadas.

No País, as maiores incidências estão no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Em março, o ministério fará campanha em escolas de ao menos 800 municípios para localizar casos de hanseníase. Filariose, tracoma e geohelmintíases também serão tratadas.

Fonte: Folha de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles