O nascimento de bebês prematuros tem crescido no mundo. Segundo o último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2012, o Brasil é o 10º país com maior taxa de prematuros, com 9,2% dos bebês nascendo antes das 37 semanas de gestação.

Entre 1990 e 2010, a OMS estima um aumento de 9% nesses nascimentos na América Latina. “Pensava-se que essa taxa fosse diminuir com o aumento no cuidado pré-natal, mas as mães têm tido filhos mais tardiamente”, afirma Alice Deustch, coordenadora da UTI Neonatal do Hospital Israelita Albert Einstein.

“O melhor monitoramento da gestação tem detectado problemas precocemente, o que pode levar à necessidade de interromper a gestação”, diz Renato Procianoy, presidente do Departamento Científico de Neonatologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Fonte: Folha de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles