O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, pretende cobrar a taxa de inscrição dos alunos concluintes de escola pública ou daqueles que declararem “carência socioeconômica” para conseguir gratuidade e não justificarem a ausência nos dias de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O edital de 2012 previa isenção no pagamento da taxa para esse grupo de alunos. A taxa de abstenção ficou próxima dos 30%, o que representou custo de pelo menos R$ 75 milhões aos cofres públicos.

“Se a gente conseguir diminuir essa abstenção, eu vou reduzir o custo, reduzir a tarifa para aqueles que pagam e as despesas para o serviço público”, disse Mercadante. “A ideia é sempre estimular o Enem, mas tem de ter a responsabilidade de quem se inscreve e tem o benefício de fazer uma prova gratuita”, completou.

Fonte: O Estado de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles