Amanhã tem uma super programação no Colégio Juvenal de Carvalho! Ficou curioso? Pois curta o projeto Quintal Literário que levará a história do Grilinho Feliz, contado pela autora Carol de Holanda para encantar toda a escola. Confira um pouco mais dessa história e sinta-se convidado para ouvir essa e outras histórias emocionantes!

Neste mês de fevereiro o projeto Quintal Literário leva sua programação cultural para o Auditório do Colégio Juvenal de Carvalho. Apostando na parceria e no diálogo com escolas da região da livraria e investindo em ações de formação e valorização da leitura.

Carol de Holanda Pavão é autora de diversos contos e peças infantis. Seu último livro, Um Grilinho Feliz (Ed. Caminhar), narra a história dos primeiros dias escolares de um grilo muito esperto e simpático. Uma história divertida desse grilo apaixonado por uma princesa! Afinal, onde já se viu um amor assim? Escrever para crianças sempre foi a maior paixão de Carol, desde quando ela também era pequenina. Escreve poesia desde os onze anos, tendo já participado de diversos concursos e ganhado alguns prêmios. Escreve também textos para teatro e já montou alguns espetáculos infantis. A partir daí nasceu o desejo de contar histórias para crianças. Procura inserir versos em suas histórias, dialogando com as narrativas, o que envolve ainda mais as crianças, devido à musicalidade das rimas. Assim contos, poesia, música e teatro resultam na grande e feliz brincadeira que é a contação de história.

Quintal Literário

O projeto “Quintal Literário: a Bibliodiversidade como Instrumento de Formação Leitora”, realizado pela Livraria Feira do Livro, vem desde setembro de 2012 promovendo no bairro Montese (Fortaleza/CE) ações de estímulo e mediação à formação leitora. O projeto foi aprovado pelo Edital PROCULTURA para Programação Cultural de Livrarias de pequeno e médio porte (MINC/FUNARTE).

A partir de uma estreita parceria com as escolas públicas e privadas do Grande Montese, a Livraria Feira do Livro articula uma rede de ações em prol do livro e da leitura. Composta pela Livraria, pela comunidade escolar, pelos grupos que trabalham a leitura, pelos autores e pelas editoras parceiras, esta rede gera em consequência um sentimento de pertencimento da comunidade com o espaço cultural desta Livraria.

Há aproximadamente 30 anos no bairro Montese, a Livraria Feira do Livro, desde 1958, se coloca como o primeiro espaço cultural a interferir na formação da cultura leitora da população, dos estudantes e dos professores moradores ou não do bairro.

Quintal Literário: a Bibliodiversidade como Instrumento de Formação Leitora

O que: programação de fevereiro: contação da história: “A princesa e o Grilo”, com Carol de Holanda Pavão, e lançamento de seu livro “Um Grilinho Feliz” (Ed. Caminhar)

Quando: dia 27/02 (quarta), às 14h

Onde: no Auditório do Colégio Juvenal de Carvalho  (Av. João Pessoa, 4279)

Informações: (85) 3491-7868 e 8767-7583

Entrada Franca

 

 

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles