Uma nova leva de pesquisas começou a esclarecer o que pode e o que não pode ser dito sobre os efeitos de jogos violentos, cada vez mais realistas. Estudos mostram que cerca de 80% dos garotos americanos em idade de cursar o ensino médio jogam videogames, a maioria títulos violentos.

Jogar pode causar impulsos hostis e comportamento moderadamente agressivo num curto prazo, segundo reportagem do jornal americano The New York Times. Ainda não está claro se, em longos períodos, tal hábito aumenta a tendência de uma pessoa cometer um crime violento.

Em estudo recente, Christopher Barlett, psicólogo da Universidade do Estado de Iowa, fez 47 estudantes de graduação jogarem “Mortal Kombat: Deadly Alliance” por 15 minutos. Depois, a equipe realizou diversas medições de impulsos físicos e psicológicos. O resultado? Agressividade, introspecção e surtos de loucura!

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles