Educação

Acesso à produção científica da UFC ganha novo aliado: o Repositório Institucional

O acesso à produção científica da Universidade Federal do Ceará está mais fácil e rápido com a criação do Repositório Institucional: um extenso banco de dados virtual que já possui mais de quatro mil artigos, dissertações, teses e outras publicações acadêmicas da UFC.

O Repositório é administrado pela Biblioteca Universitária, que, através da aprovação do projeto no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), adquiriu um kit tecnológico para a instalação da ferramenta. O objetivo é reunir, preservar e divulgar a produção dos pesquisadores da UFC, dando mais visibilidade a esse trabalho e democratizando o acesso ao saber.

Os documentos registrados no Repositório também são indexados, de modo a permitir que sejam pesquisados através das ferramentas habituais de pesquisa na Internet, como o Google e o Yahoo. O Repositório ainda oferece aos autores a possibilidade de, eles mesmos, arquivarem seus documentos, podendo acompanhar as estatísticas de download e de consulta de cada um de seus trabalhos publicados.

O Repositório está hospedado na página da Biblioteca Universitária. Os interessados em disponibilizarem seus trabalhos nesse acervo digital devem entrar em contato com a unidade da Biblioteca que atende sua área.

Fonte: Biblioteca Universitária da UFC – fone: 85 3366 9507 / 3366 9508