Uma pesquisa da Queen Mary University indica que o período do nascimento do bebê influencia na saúde dele. Apesar de polêmico, o estudo que vincula o calendário ao desenvolvimento do sistema imunológico traz à tona a importância de as mães considerarem as variações climáticas ao cuidarem dos seus pequenos.

A professora do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rita de Cássia dos Santos Oliveira, alerta que o organismo dos recém-nascidos sente, sim, os efeitos do clima.“Ainda assim, os pequenos não devem ingerir sucos e água durante o aleitamento.

A mãe deve criar um ambiente propício para amamentar. Se ela está com calor, o leite ficará mais quente, e isso terá impacto no corpinho do bebê. Se está com frio, a mesma coisa”, esclarece Rita.”Nos períodos mais quentes e secos, a dica é procurar locais arejados e frescos para alimentar as crianças, com apoio do ar-condicionado em temperatura moderada. No frio, basta que a mãe esteja bem agasalhada”, garante a médica.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles