Uma pesquisa conduzida pelo Centro Médico Beth Israel, na cidade de Nova York, e realizada em 11 hospitais, descobriu que música ao vivo pode ser benéfica para bebês prematuros. No estudo, terapeutas musicais ajudaram os pais a transformar suas canções favoritas em músicas de ninar.

Os pesquisadores concluíram que a música ao vivo, cantada ou tocada, ajuda a diminuir os batimentos cardíacos dos bebês, acalmar sua respiração, melhorar seus comportamentos de sucção importantes para a alimentação, melhorar o sono e promover estados de alerta calmos.

Médicos e pesquisadores afirmam que, reduzindo o estresse e aumentando os sinais vitais, a música pode permitir que os nenéns dediquem mais energia ao desenvolvimento normal. E, enquanto os efeitos podem ser sutis, pequenas melhoras podem ser significativas nessa fase da vida.

Fonte: O Tempo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles