Os fones de ouvido tornaram-se os grandes vilões da juventude, aliados ao barulho de grandes eventos como shows e boates. A exposição por tempo prolongado pode resultar em perdas significativas de audição.“Quanto mais cedo for detectada a perda auditiva, melhor. Quando o dano à audição ainda é pequeno, recomendamos o uso de um aparelho auditivo bem pequeno e discreto”,explica a fonoaudióloga Isabela Pereira.

images

Um meio de evitar esse tipo de problema no uso dos fones, por exemplo, é deixar o volume na metade da potência máxima do aparelho, diminuindo a intensidade do som direto no ouvido.  Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o volume máximo confortável para o ouvido humano é de 50 decibéis (dB).

Qualquer som acima dessa altura pode prejudicar a audição.  Acima de 70 dB, o risco passa a ser não apenas para o ouvido, mas também aumentam os casos de enfarte, infecções e outras doenças, inclusive problemas psíquicos.

Fonte: Extra

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles