O novo plano do Ministério da Educação para tentar induzir melhorias no ensino médio vai prever bolsas de estudo para estudantes, pagas pelo governo federal. A ideia é que a bolsa estimule a vocação em ciência e licenciatura.

Integração do currículo por áreas – e não mais por disciplinas – e ampliação de ensino profissional também estão nos planos. “Alunos que quiserem ser professores ou cientistas terão tratamento diferenciado”, disse ontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante Fórum Nacional de Dirigentes Municipais da Educação (Undime), na Bahia.

O projeto estará articulado com a expansão das bolsas para professores, no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). A meta é que 100 mil alunos e 75 mil professores recebam as bolsas. Hoje, estima-se que 20% dos alunos anteriormente matriculados no último ano do ensino fundamental nem sequer chegam a se matricular no médio.

Fonte: O Estado de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles