Um dos mais espantosos dados do último Censo do IBGE produz uma radiografia das brasileiras que estão prestes a cruzar a fronteira dos 50 anos – no fim, portanto, do ciclo reprodutivo. Para surpresa dos especialistas, o grupo das que chegaram lá sem filhos expandiu-se em 20% apenas na última década, algo impressionante do ponto de vista demográfico.

Entre as mulheres que têm no currículo um diploma de ensino superior, pouco mais de um quinto optou por não experimentar a maternidade. Em sua análise da composição das famílias brasileiras. Reinaldo Gregori, doutor em demografia pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, concluiu que aquelas que não têm crianças serão mais e mais comuns: seu número se multiplica em um ritmo três vezes mais rápido do que o das famílias com filhos. “Quando se nota essa escolha até em casais bem jovens, é sinal de que a tendência é continuar aumentando a proporção de famílias sem filhos no Brasil”, diz Gregori, da consultoria Cognatis, em São Paulo.

Fonte: Revista Veja

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles