Educação

Dramaturgos de destaque nacional e oficinas marcam programação do Teatro Universitário

O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e a Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará prepararam uma programação de espetáculos e oficinas para este mês, com participação de artistas de prestígio nacional e com destaque para produções voltadas ao público infanto-juvenil. Entre as convidadas está a atriz, dramaturga e teatróloga Karen Acioly, que fará oficina sobre “Dramaturgia para crianças e toda a família” no próximo dia 15, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Karen é autora de mais de 20 peças infantis, fundadora e diretora do primeiro Centro de Referência Cultura Infância do Brasil, no Rio de Janeiro, e idealizadora do Festival Intercâmbio de Linguagens, tendo ganhado vários prêmios importantes, como o Sharp, Mambembe, Coca-Cola, Zilka Salaberry e Maria Clara Machado.

Além de Karen, também participa da programação um dos fundadores do Grupo Sobrevento, o premiado Miguel Vellinho, diretor e roteirista de teatro. Nos dias 9, 10 e 11, ele ministra oficina sobre “Os desafios do teatro infanto-juvenil”. As duas atividades são realizadas em parceria com o Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC), promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), com patrocínio da Coelce e apoio cultural da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a Vila das Artes, Teatro Universitário e Pavilhão da Magnólia. A realização é do Invento e Seara.

A programação deste mês do Teatro Universitário inclui, ainda, o projeto “Ei Tu na Escola”, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME). O projeto consiste em apresentações de esquetes da Cia OQ de Artes para escolas públicas de ensino fundamental, todas gratuitas. O grupo ministrará workshops de vivência teatral aos alunos, seguidos de rodas de conversa, convidando-os a vivenciar um processo teatral introdutório do ponto de vista da direção, da atuação e da crítica. As atividades serão realizadas nos dias 23 e 30 de agosto, das 13h às 16h, no palco principal do Teatro Universitário.

Confira as outras atividades do mês de agosto:

Dias 5, 12, 19 e 26 – Oficinas de interpretação emotiva com o ator, diretor, dramaturgo e poeta Antônio Marcelo, fundador do grupo Quimeras do Teatro. As sessões são independentes, das 18h às 21h. Dias 8, 15, 22 e 29 – Espetáculo “Identidade”, da Cia Teatral Trapos & Cacarecos, sempre a partir das 19h. Dia 31 – II Encontro de Realizadores de Teatro Infantil, de 18h às 21h. O Encontro contará com a participação de grupos, produtores e realizadores, dialogando sobre rumos e perspectivas locais, regionais e nacionais.

Mais informações podem ser encontradas no blog do Teatro Universitário.

Fonte: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC – fone: 85 3366 7832 / Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831