As crianças e pré-adolescentes estão aproveitando a internet para divulgar toda a sua criatividade. Em uma rápida pesquisa, é fácil encontrar vídeos no YouTube ou blogs feitos por esses jovens agitadores culturais. Os amigos Arthur Hernandez Brenner e Murilo Toledo Rodrigues, por exemplo, criaram um programa de rádio online para falar sobre sua paixão pelo rock.

Na lista de favoritos de Arthur, 11 anos e de Murilo, de 12, entram outros grupos clássicos como Beatles e Rolling Stones. Todas essas bandas têm vez no programa“Chega de bandinha”. A internet proporciona muitas possibilidades, mas é preciso cuidado.

A psicanalista Junia de Vilhena, professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio, acha que os pais devem observar as atividades de seus filhos na rede. Ela diz que o uso da web exercita o raciocínio das crianças e proporciona contato com diferentes culturas. “Precisamos fazer perguntas como: Quanto tempo fico no computador? Será que consigo me afastar? Como converso com meus amigos fora da internet?”.

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles