O Ministério da Educação (MEC) vai elaborar uma base curricular comum nas escolas brasileiras. O objetivo é garantir que os mesmos conteúdos sejam aplicados para todos os estudantes, tanto de escolas públicas, como privadas. A afirmação é do secretário de Educação Básica, Romeu Caputo, que anunciou a medida em uma audiência na Câmara dos Deputados.

O secretário baseou-se no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado na Câmara no ano passado, e atualmente em discussão no Senado. O PNE pretende estabelecer os direitos e objetivos de aprendizagem para a educação básica, que inclui os ensinos fundamental e médio.

Além disso, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação também estabelece que o governo federal, em conjunto com o Conselho Nacional de Educação, defina uma base nacional curricular. O secretário disse que o portal do MEC apresenta diretrizes gerais, mas que a pasta quer ir além e informar aos estudantes, independentemente da região que estejam, qual o direito de aprendizagem.

Fonte: A Notícia

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles