O município de Lavras da Mangabeira, a 434 km de Fortaleza, sediará, de 24 a 27 de setembro, o XII Congresso de História da Educação do Ceará, cujo objetivo é discutir a circulação de ideias e práticas científico-pedagógicas entre a cidade e o campo. As inscrições para quem irá apresentar trabalhos no Congresso já se encerraram, mas ainda é possível participar como ouvinte, inscrevendo-se até 30 de agosto.

Na edição de 2013, serão apresentadas produções acadêmicas em torno do eixo temático “Missões, expedições, instituições e intercâmbios: difusão e circulação de ideias científicas e práticas pedagógicas entre a cidade e o campo”. Os objetivos são: aglutinar as iniciativas de pesquisa na área de História da Educação e Educação Comparada das diversas universidades públicas cearenses; vitalizar uma rede Norte-Nordeste de ação institucional; estabelecer parcerias internacionais; e publicar os resultados de pesquisa, que serão revertidos positivamente no processo de ensino e formação de pesquisadores e professores.

A iniciativa é da Linha de Pesquisa em História da Educação Comparada (LHEC), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, com o apoio de inúmeras instituições: SESC-CE, UFC, Urca, UVA, Uece; Prefeitura de Lavras da Mangabeira; CNPq, Capes, Funcap, FCPC-UFC, Edições UFC, dentre outras.

Mais informações sobre a programação e inscrições podem ser encontradas no site do evento.

Fonte: Profª Maria Juraci Maia Cavalcante, coordenadora da LHEC, do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – fone: 85 9988 5618

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles