Você já acessou visitou o Café História? Voltada para todos que gostam de falar sobre História, essa rede social foi criada em 2008 pelo jornalista e historiador Bruno Leal. Para ter acesso aos textos, vídeos e fóruns do Café Histó, basta navegar pelo site, pois seu conteúdo é todo livre.

Porém, ao preencher um rápido cadastro, o usuário passa a ser membro da rede e pode editar uma página pessoal, adicionar e comentar conteúdos, publicar seu próprio blog, participar de discussões, receber atualizações por e-mail e interagir com outros membros do Café.

Aliás, o forte desse Café é justamente o conteúdo – criado em boa parte pelos participantes. Hoje já são mais de 40 mil internautas nessa rede colaborativa. A outra parte é desenvolvida pela equipe que administra o site e por seus colaboradores convidados.

Em Quem Somos, os organizadores esclarecem que há três objetivos principais nesse espaço virtual: “divulgar História para o grande público; criar um espaço público e democrático para discussão de história; e finalmente criar um repositório de conteúdos de História”.

Se você quer saber quem visita o Café, basta ir até as seções Membros e Grupos.

Na seção Fóruns, é possível verificar os fóruns de discussão que já aconteceram por lá e sugerir outros. Você também pode ler as publicações já feitas no blog e postar o que quiser.

Para quem quer saber mais sobre o histórico desse espaço, basta clicar na seção Multimídia e ter acesso ao arquivo de fotos e vídeos. Além disso, há seções específicas para matérias e entrevistas já realizadas.

E então, que tal um Café História? É muito saboroso!

Tem Café no Facebook e no Twitter. Confira:

https://www.facebook.com/CafeHistoria

https://twitter.com/Cafehistoria

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles