Gente, olha que projeto legal que chega às escolas de Fortaleza! Vamos conhecer?
Tang decidiu unir o tema reciclagem à música no projeto “Reciclar é show”, iniciativa que envolverá cem escolas públicas e mais de cinquenta mil estudantes de todo o Brasil. Em Fortaleza participam do projeto dez escolas e cerca de 400 alunos.
O projeto tem como objetivo colocar crianças como protagonistas de iniciativas que possam contribuir para a formação de cidadãos, além de contribuir para a educação no país. Uma das frentes do projeto conta com a liderança do artista plástico e músico Fernando Sardo, que será responsável por envolver workshops de música e a outra frente incentivará a doação de materiais recicláveis para uma instituição que transformará esses materiais em instrumentos recicláveis.
Durante sete meses, crianças das escolas participantes serão motivadas a coletar embalagens laminadas de produtos como refrescos em pó e café, e em paralelo receberão oficinas com aulas sobre montagem de instrumentos musicais reciclados a partir dessas embalagens, além de aulas que darão noções de regência musical. Ao final do projeto, as 100 escolas de todo o Brasil concorrerão em um concurso que irá selecionar o vídeo daquela que melhor interpretar o hino do Esquadrão Verde Tang.
No período do projeto, as oficinas também irão ensinar os alunos a identificar e selecionar materiais recicláveis, curiosidades sobre música e reciclagem, atividade escrita e criação musical, técnicas para tocar instrumentos, além de noções básicas de regência e arranjo musicais.
“Acreditamos que as crianças são capazes de transformar o mundo de diversas maneiras e a reciclagem é uma delas. Por isso, desde 2011, Tang vem apostando em projetos que estimulem o protagonismo infantil através da sustentabilidade. Este ano, estamos ampliando a experiência de marca unindo o tema à música, que é muito presente na cultura da região Nordeste”, diz Larissa Diniz, diretora de marketing da Mondelēz Norte e Nordeste.
A campanha começou em abril e tem como meta arrecadar um milhão de embalagens, a fim de produzir uma quantidade maior de instrumentos musicais, que posteriormente serão doados para ONGs e escolas participantes do projeto. Ao final das oficinas, no mês de agosto, uma comissão formada pelos envolvidos no projeto escolherá os cinco melhores vídeos e cada uma dessas escolas receberá um prêmio no valor de R$15 mil para serem usados na criação de uma sala de música dentro da própria instituição. As ganhadoras serão escolhidas através de uma votação pública no portal do Esquadrão Verde Tang (www.esquadraoverdetang.com.br).
A escola que obtiver o vídeo mais votado terá a chance de participar do grande evento de encerramento da campanha: um show em São Paulo, conduzido pelo maestro João Carlos Martins, além de receber aulas de formação musical durante um ano. A escola que conquistar o segundo lugar receberá como prêmio os ensinamentos do luthier Fernando Sardo, com um curso com duração de um ano, que ensinará as crianças a transformar materiais reciclados em instrumentos musicais.
Escolas participantes
Fortaleza:
Escola Municipal Valdevino de Carvalho
Escola Municipal Moura Brasil
Escola Municipal João Paulo II
Escola Municipal Frei Tito
Escola Municipal Aldeídes Régis
Escola Municipal Santa Isabel
Escola Municipal Odilon Braveza
Escola Municipal João Germano
Escola Municipal Almerinda – Aula com oficineiros do projeto nesta quarta-feira, dia 28, das 7h às 9h.
Escola Municipal Adroaldo Teixeira
Boa sorte para as escolas participantes!
Sobre Mondelēz Brasil
Mondelēz International é líder mundial em chocolates, biscoitos, balas e bebidas em pó. A companhia engloba as marcas de snacks da antiga Kraft Foods, após a cisão da operação norte-americana de alimentos em outubro de 2012. No Brasil, possui seis fábricas, nos estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco e emprega cerca de 12 mil pessoas. A empresa tem em seu portfólio marcas valiosas, como Trident, Chiclets e Halls, os chocolates Lacta, Bis e Sonho de Valsa, os biscoitos Club Social e Trakinas, os refrescos em pó Tang, Clight e Fresh, as sobremesas e o fermento em pó Royal e o cream cheese Philadelphia. A Mondelēz International tem uma receita anual de aproximadamente U$ 36 bilhões e opera em mais de 80 países. Visite www.mondelezinternational.com/br.