O ministro-chefe interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Neri, apontou a juventude como um dos principais desafios do País, além de ser a “agenda mais importante, no sentido de traçar o futuro da nação”.

Para ele, a população jovem (entre 15 e 29 anos, segundo classificação das Nações Unidas), que soma 51 milhões de brasileiros, “é e será” a maior da história do País. O ministro, no entanto, chama a atenção para o fato de que, se essa juventude representa hoje uma força de trabalho que pode beneficiar a produtividade e a produção, há que se aproveitar o momento para gerar riquezas a fim de evitar futuros problemas para a Previdência, quando a geração de jovens começar a se aposentar.

Esse “bônus demográfico”, disse o ministro, durará até 2022. “A partir daí a juventude vai começar a diminuir quantitativamente e a colocar novos desafios. Por isso é muito importante aproveitarmos essa onda jovem”, disse.

Fonte: DCI

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles