Educação

Mestrado Acadêmico em História da UECE abre inscrição

/educacao/2013/10/13/mestrado-academico-em-historia-da-uece-abre-inscricao/
475 Seja o primeiro a comentar

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro, para a seleção do curso de Mestrado Acadêmico em História (MAHIS). Os interessados podem se dirigir à Secretaria do Mestrado, no Campus do Itaperi, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. O curso oferece 14 vagas, sendo 7 vagas para linha de pesquisa em Práticas Urbanas e 7 vagas para linha de pesquisa em Memória, Oralidade e Cultura Escrita. Devendo cada candidato optar por apenas uma linha de pesquisa.

Segundo informa o professor Altemar da Costa Muniz, coordenador do Mestrado, poderá inscrever-se portadores de título de licenciatura plena e de bacharelado em história, ou áreas afins, desde que atendidas às exigências deste edital, sobretudo o projeto de pesquisa em história.

Objetivos do curso

Formar profissionais em história para a pesquisa e o ensino forjando a reflexão historiográfica articuladamente nesses dois níveis; Capacitar pesquisadores na área de história para atuação em instituições públicas ou privadas que demandem serviços relacionados com as especificidades historiográficas, museológicas e arquivísticas; Formar docentes, discentes e pesquisadores voltados para problemáticas local, regional e nacional, contribuindo assim para intervir nos processos sociais; Conceder o grau de mestre em história aos estudantes que cumprirem as exigências regimentais do curso a que se refere este Edital.

O processo seletivo se dará em três etapas, e tem caráter classificatório: 1) Prova escrita, sem consulta, com duração de quatro horas, composta de duas questões. Uma sobre problemas de caráter teórico e/ou metodológico sugeridos pela bibliografia previamente divulgada. Na outra o candidato proporá a articulação do problema levantado na primeira questão com o objetivo, a problematização, os referenciais teóricos e a metodologia do projeto de pesquisa apresentado. 2) Exame do projeto de pesquisa (sem a presença do candidato). A terceira etapa constará de Entrevista.

O Curso exige cumprimento de 32 créditos a serem integralizados no período máximo de 24 meses, com carga horária de 330 h/aula. As disciplinas serão ministradas de segunda a sexta-feira, sendo exigido na ocasião da matrícula, documento comprobatório de disponibilidade de tempo para cumprimento do curso.

Veja edital completo e a ficha de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas na secretaria do mestrado pelo telefone 3101.9711