A Igreja católica pediu para as suas 209 mil escolas espalhadas pelo mundo que priorizem o diálogo entre as culturas e religiões, respeitando a sua identidade cristã, segundo documento publicado pelo Vaticano.

O documento da Congregação para a Educação Católica, intitulado Educar para o diálogo intercultural, destaca que, com o multiculturalismo crescente e as migrações em massa, as escolas católicas recebem cada vez mais alunos que seguem outras religiões ou que são ateus. Por essa razão, o diálogo interreligioso “não deve ser compreendido como um compromisso barato, mas como um diálogo construtivo”, declaram seus autores, lembrando que o “diálogo”é uma “palavra-chave” da mensagem do papa Francisco.

Em 2011, foram registrados 57,6 milhões de estudantes em 209.670 escolas católicas em comparação com 54,6 milhões em 203.397escolas três anos antes, segundo a mais recente estimativa publicada pelo Vaticano.

O crescimento do número de alunos em estabelecimentos católicos na África, Ásia e Oceania compensa a diminuição do numero na Europa e nas Américas. Entre 2008 e 2011,6.273 novas escolas católicas foram abertas em todo o mundo.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles