O papa Francisco anunciou a criação de uma comissão especial para combater o abuso sexual de crianças na Igreja Católica e dar assistência pastoral às vítimas, após a recomendação de um conselho de cardeais convocado para aconselhá-lo.

O anúncio foi feito pelo cardeal americano Sean O´Malley, arcebispo de Boston, nos Estados Unidos, que disse que a composição precisa da nova comissão será anunciada “em um futuro próximo”. Francisco quer que a Igreja dê assistência pastoral às vítimas de abuso sexual. O´Malley afirmou que o conselho sugeriu o novo comitê e Francisco o aprovou, acrescentando que a iniciativa também estava em conformidade com a abordagem de tolerância zero do papa emérito Bento XVI. “O Santo Padre decidiu criar uma comissão para a proteção das crianças”, disse O´Malley.

“O comitê pode criar códigos de conduta profissional para os clérigos, orientações para os funcionários da Igreja”, completou.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles