O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) aprovou, através do convênio Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae Nacional, quatro novos projetos do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) para atender aos setores de cerâmica vermelha de Russas e do Cariri e de sorvetes e gráfico da região metropolitana de Fortaleza. Os projetos atenderão cem indústrias e devem ser executados em 2014.

 
O Procompi visa apoiar ações de estímulo e fortalecimento de micro e pequenas indústrias, priorizando a implementação de ações coletivas.
 
O objetivo é formar e/ou fortalecer núcleos setoriais que estimulem a cooperação entre as empresas, para debate e resolução dos problemas comuns e estimular a estruturação da governança dos projetos apoiados, de modo a assegurar a continuidade futura das ações e proporcionar um processo de crescimento virtuoso às empresas.
 
As indústrias serão qualificadas em Gestão Empresarial (liderança, estratégias e planos, clientes e mercado, parcerias, finanças e custos, pessoas e resultados da organização); Gestão Tecnológica (design, gestão ambiental, propriedade intelectual, tecnologia da informação e gestão da inovação); e Gestão Produtiva (gestão da produção, eficiência energética, saúde e segurança do trabalho, metrologia e qualidade).
 
O projeto seguirá oito etapas, que incluem seminário de sensibilização e adesão das empresas; formação do núcleo setorial; diagnóstico empresarial; estruturação do plano de ação; monitoramento e avaliação; e workshop de encerramento setorial.
 
Entre 1999 e 2009, 17 projetos foram executados para 300 empresas de 14 setores, dentre eles confecções, panificação, construção civil, sorvete, metal-mecânico, móveis e serraria.
 
A partir de 2010, foram contemplados os setores de panificação da região norte do Ceará, reciclagem da região metropolitana e Jaguaruana, rochas ornamentais da região metropolitana e sorvete da região metropolitana.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles