Pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do King’s College, de Londres, encontraram um gene que vincula a inteligência à espessura da chamada “massa cinzenta” cerebral e disseram que a descoberta poderá ajudar os cientistas a entender como e por que algumas pessoas têm dificuldades de aprendizado.

Uma equipe científica internacional analisou amostras do DNA e exames cerebrais de mais de 1,5 mil adolescentes saudáveis de 14 anos, que foram submetidos a testes para determinar sua inteligência verbal e não verbal.

Os pesquisadores examinaram o córtex cerebral – a camada mais externa do cérebro, também conhecida como “massa cinzenta”, com papel fundamental para a memória, a atenção, a percepção, a consciência, o raciocínio e a linguagem. Eles então analisaram mais de 54 mil variáveis genéticas possivelmente envolvidas no desenvolvimento cerebral e descobriram que, em média, os adolescentes com uma variante genética específica tinham um córtex mais fino no hemisfério cerebral esquerdo – e se saíam pior nos testes de capacidade intelectual.

Fonte: Estado de Minas

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles