Aos 5 anos de idade, uma criança brasileira possui, em média, 2,43 dentes com cárie. Dados colhidos pelo Ministério da Saúde em 2003 e 2010 apontam que, em sete anos, a redução de cáries em crianças com dente de leite foi de apenas 13,9%.

Apesar da melhora, o relatório do Ministério ressalta que a proporção de dentes não tratados se manteve no mesmo patamar de 80%, e que a dentição infantil merece uma atenção especial.

A clara necessidade de políticas públicas nessa área resultou na criação da Política Nacional de Saúde Bucal, intitulada Brasil Sorridente, em março de 2004.

O programa prega que mudanças no nível de saúde bucal da população traz reflexos positivos em sua saúde geral.

Nos Estados Unidos, há mais de 60 anos a Associação Dental Americana (ADA) patrocina todo mês de fevereiro o Mês Nacional da Saúde Bucal das Crianças.

A data une milhares de profissionais da odontologia na promoção dos benefícios da boa saúde bucal.

Fonte: A Crítica On Line

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles