O Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC, entregará formalmente amanhã, segunda-feira (24), às 8h30min, à Prefeitura de Caucaia um projeto de contenção do avanço do mar nas praias de Tabuba e Icaraí.

A entrega do estudo será na sede da unidade acadêmica (Avenida Abolição, 3207 – Meireles).

O projeto prevê o enrocamento (colocação de rochas de contenção) em 3,2 quilômetros de praia, com pedras variadas, formando um trapézio com seis metros de altura e nove de base.

O modelo, segundo o coordenador do projeto e diretor do Labomar, Prof. Luís Parente, é semelhante ao utilizado na Praia de Boa Viagem, em Recife (PE), nas praias de Olinda (PE) e em Ponta Negra, em Natal (RN).

O projeto será encaminhado para o Ministério da Integração Nacional, com orçamento previsto em R$ 30 milhões.

Será a primeira etapa de um projeto maior que prevê a urbanização daquela área do litoral do Caucaia, sua interligação com outras praias e a implantação de quiosques.

Fonte: Prof. Luís Parente, diretor do Labomar – fone: 85 8603 0864

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles