A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização Mundial de Saúde (OMS), destacou a importância de realizar cursos de educação sexual nas escolas a partir dos 12 anos para que os jovens se familiarizem com o uso de anticoncepcionais.

Essa diretriz integra as novas recomendações publicadas na semana passada por essa agência da ONU sobre o acesso aos anticoncepcionais para evitar uma gravidez indesejada e sobre a informação relacionada à educação sexual.

“A pesquisa mostra que a melhor idade é a partir dos 12 ou 13, mas pode começar já […] aos 10 anos”, explicou, durante uma coletiva de imprensa, a diretora do departamento de Saúde Reprodutiva da OMS.

A educação sexual deve ser realizada em casa, mas também na escola, já que “a maioria dos pais não a realizam em casa”, em especial na África, explicou à AFP. Quase 222 milhões de mulheres e de jovens não desejam ficar grávidas ou desejam adiar esse momento sem utilizar anticoncepcionais, segundo a OMS.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles