Educação

Mais de 67% dos docentes do ensino fundamental não têm habilitação nas áreas em que atuam

Mais da metade dos professores do País não tem habilitação para dar aulas nas disciplinas que lecionam nos últimos anos da educação básica.

É o que mostra um levantamento da ONG Todos pela Educação para o Observatório do Plano Nacional da Educação (PNE), com dados do Censo Escolar de 2013. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o índice chega a 67,5% e, no ensino médio, a 51,7%.

Os números revelam que um em cada cinco (21,5%) professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental não tem curso superior. Esse número cai, no ensino médio, para 4,7%.

 

Já o percentual de professores com ensino superior, mas sem licenciatura alguma, é de 35,4% nos anos finais do ensino fundamental e 22,1% no ensino médio.

No ensino fundamental, artes (92,3%) e filosofia (90%) são as disciplinas mais ministradas por professores sem licenciatura na área. Já em língua portuguesa, que é a matéria que tem o melhor índice de professores habilitados, mais da metade dos professores não têm licenciatura no setor: 53,3% contra 46,7% que têm.