Mais da metade dos professores do País não tem habilitação para dar aulas nas disciplinas que lecionam nos últimos anos da educação básica.

É o que mostra um levantamento da ONG Todos pela Educação para o Observatório do Plano Nacional da Educação (PNE), com dados do Censo Escolar de 2013. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o índice chega a 67,5% e, no ensino médio, a 51,7%.

Os números revelam que um em cada cinco (21,5%) professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental não tem curso superior. Esse número cai, no ensino médio, para 4,7%.

 

Já o percentual de professores com ensino superior, mas sem licenciatura alguma, é de 35,4% nos anos finais do ensino fundamental e 22,1% no ensino médio.

No ensino fundamental, artes (92,3%) e filosofia (90%) são as disciplinas mais ministradas por professores sem licenciatura na área. Já em língua portuguesa, que é a matéria que tem o melhor índice de professores habilitados, mais da metade dos professores não têm licenciatura no setor: 53,3% contra 46,7% que têm.

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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