A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) lançao, em Brasília, uma campanha para erradicar o chamado sub-registro civil de nascimento.

Em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Ministério da Educação (MEC), a SDH vai buscar chegar às pessoas que não têm o chamado Registro Civil de Nascimento (RCN) e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).

O órgão utilizou dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para chegar aos municípios prioritários.

 

“Identificamos 150 municípios. Se fizermos um trabalho mais intenso, conseguiremos reduzir pela metade o número de pessoas que não têm registro civil no Brasil”, disse o diretor de Promoção dos Direitos Humanos da SDH, Marco Antônio Juliatto.

Ele explicou ainda que muitos desses municípios contam com populações indígenas, e por isso será feito um trabalho específico junto à Funai, com capacitação de funcionários, além de distribuição de uma cartilha voltada às tribos.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles