O Blog Educação dá uma dica super legal para quem gosta de contar e ouvir histórias! A partir de hoje a CAIXA Cultural Fortaleza irá promover o curso gratuito “Aprendendo a Contar Histórias”, destinado a jovens, adultos, professores e interessados na arte de contar histórias. Serão duas oficinas ministradas pela instrutora Laura Delgado, que possui mais de 30 anos de experiência na área.

A busca por um conhecimento mais profundo sobre a contação de história, e seus efeitos como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem é o tema central do curso, que terá certificado de conclusão para os participantes.

O principal objetivo do projeto é incentivar o interesse pela literatura e pela arte de contar histórias, como recursos que devem ser utilizados no processo de aprendizagem e como forma de prazer. O segredo da contação de histórias está na palavra que é falada e na expressão dos sentimentos para conseguir unir diversas pessoas, com diferentes interesses, em torno de uma mesma narrativa.

As oficinas acontecerão em duas turmas: uma no turno da manhã – das 9h às 12h – e outra no turno da tarde – das 14h às 17h – de terça a sábado. Cada turma terá até 30 participantes.   No domingo (17), às 17 horas, haverá um apresentação aberta ao público com as duas turmas formadas, conduzida pela contadora de histórias Laura Delgado e pelo músico Fabrício Conde.

Para quem desejar assistir, serão distribuídas senhas gratuitas duas horas antes do espetáculo (15 horas).   Com esta proposta de realização, há a união de duas formas de aprendizado em um só projeto, podendo beneficiar diferentes públicos e associar a teoria (aulas de contação de histórias) à prática (apresentação de contação de histórias).

O projeto ‘Aprendendo a contar histórias’ é uma produção da empresa Culturare Comunicação, foi selecionado no edital 2013 de patrocínio da Caixa Cultural para realização das unidades em Fortaleza, em Brasília e em São Paulo.

Laura Delgado é uma das contadoras de histórias mais procuradas de Minas Gerais e possui mais de 30 anos de carreira. Ela é formada em Letras pela UFJF, possui pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ), é mestre em Literatura Comparada (UFRJ), dinamizadora cultural do Instituto Metodista Granbery,  professora das oficinas para formação de contadores de histórias do Instituto Metodista Granbery e coordenadora do NAC – Núcleo de Arte e Cultura do Instituto Metodista Granbery ​.     

Mais informações e fonte: Juliana Lousada – (85) 87655727 – julianalousadas@gmail.com

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles