Faltam 50 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e o candidato não larga o celular, não dispensa o tablet e não sai da frente do computador. Ele até pode estar perdendo um tempo precioso, mas é possível, também, que esteja estudando.

Usar aplicativos e jogos educativos para estudar não é novidade. A prática tem até nome oficial: Edutainment, ou Entretenimento Educacional, em português. Não faltam opções: tem aplicativo com simulado de provas anteriores, com questões sobre as habilidades específicas cobradas nas provas, outros para aprender idiomas – inglês e espanhol são cobrados na prova – e até um apanhado das “pérolas” das redações anteriores, que já foi baixado mais de 100 mil vezes.

Para o cientista da computação André Koscianski, doutor em Simulação, na França, pelo Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Rouen, e que hoje integra o grupo de pesquisa em Edutainment da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR), muitos universitários têm dificuldade com raciocínio lógico e interpretação de textos.

Fonte: Correio 24 Horas

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles