As crianças e os adolescentes brasileiros estão cada vez mais presentes nas redes sociais: 79% dos adolescentes com menos de 18 anos que têm acesso à internet mantêm algum tipo de perfil em redes sociais, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2013 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Em 2012, esse porcentual era de 70%. O crescimento das redes sociais vem acompanhado de outra tendência do mundo digital: o aumento do uso de dispositivos móveis para acessar a internet. Nada menos que 53% dos jovens entrevistados pela pesquisa usa um celular para navegar na web – na pesquisa anterior, realizada em 2012, eram apenas 21%.

“O celular tem sido um dispositivo de inclusão muito importante no Brasil, e isso se reflete na utilização dos jovens”, diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Fonte: O Estado de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles