O prêmio foi instituído em 2005 pe lo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Básica, e conta hoje com o apoio das seguintes instituições parceiras: Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação –  UNDIME, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, Fundação SM, a Fundação Volkswagen, ABRELIVROS – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, Instituto Votorantim, Fundação Santillana, Serviço Social do Comércio, Administração Regional no Estado de São Paulo – SESC-SP e Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto – ACERP.

É objetivo do Prêmio Professores do Brasil reconhecer, valorizar e divulgar o mérito dos professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica. Para tanto, são consideradas as experiências pedagógicas exitosas, criativas e inovadoras.

Estão aptos a s e inscreverem todos os dois milhões de professores das três etapas da educação básica, atuantes nas públicas. Basta-lhes apresentar uma prática pedagógica criativa e inovadora (em andamento ou já concluída) e formalizar a inscrição.

É muito importante que o trabalho seja registrado, através de fotografias, vídeos e relatórios ou anotações, para que profissionais do ensino, de outros lugares do país, possam conhecê-lo e se inspirar nele.

Em dezembro, numa grande festa de encerramento, os vencedores e as escolas onde atuam são revelados, tornando seu trabalho reconhecido por todos os que valorizam a educação brasileira.

Neste ano, o Prêmio Profe ssores do Brasil foi dividido em temas livres e temas específicos. Os temas livres são: Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental, séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Já os temas específicos são Educação Integral e Integrada (programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador; e outros que oferecem a jornada escolar ampliada e ênfase na formação integral dos estudantes), Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental, Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação digital articulada ao desenvolvimento do currículo.

Inscrições até o dia 22 de setembro e devem ser feitas no site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/

Fonte: Maria Beatriz Coelho  e-mail: mariacoelho@mec.gov.br

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles