A Semana de Tecnologia da UFC (ST 2014) será lançada no dia 24 de setembro com a palestra “Eu posso mudar o mundo!”, do montanhista e consultor organizacional Rosier Alexandre.

Ao meio-dia, no Auditório Cândido Pamplona (bloco 712, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), Rosier conta suas experiências nas expedições internacionais que realizou nos últimos dez anos para escalar algumas das maiores montanhas do planeta: Carstensz, na Oceania (4.884 m); Vinson, na Antártida (4.897 m); Elbrus, na Europa (5.642 m); Kilimanjaro, na África (5.895 m); McKinley, na América do Norte (6.194 m); e Aconcágua, na América do Sul (6.962 m). Também vai falar sobre a preparação para seu maio desafio: o Everest (8.848 m), na Ásia, jornada prevista para abril de 2015.

Rosier é cearense, nascido na zona rural do município de Monsenhor Tabosa, onde, junto a sua família, trabalhou na agricultura até os 15 anos de idade. Tem formação em marketing, mas tornou-se montanhista profissional. Em suas palestras, ele sistematiza conhecimentos que as duas carreiras lhe trouxeram e dá orientações em planejamento de grandes projetos, treinamento, gestão de riscos, trabalho em equipe e determinação de metas e resultados.

“Comecei esse projeto pelo prazer que encontro nas escaladas, especialmente nas altas montanhas, que me proporcionam reflexões no isolamento”, explica Rosier Aos estudantes da UFC, ele exibirá vídeos e fotos de suas jornadas e falará sobre planejamento de carreira. “O caminho para grandes conquistas é vontade, visão, disciplina, planejamento, determinação e coerência”, aconselha.

A SEMANA – A Semana de Tecnologia da UFC ocorrerá de 22 a 24 de outubro e compõe a programação nacional promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Neste ano, o tema é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.

No CT, a programação foi elaborada pelos alunos e professores dos dez cursos Engenharia (Civil, Elétrica, Ambiental, Mecânica, Química, Metalúrgica e de Materiais, de Petróleo, de Energias Renováveis, de Produção Mecânica e de Teleinformática).

A ST 2014 trará à UFC pesquisadores visitantes, referências em suas áreas de pesquisa, e enviará comitivas de alunos para empresas e instituições de pesquisa, como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Lançamento de Satélites no Rio Grande do Norte.

Durante três dias, acontecerão minicursos, palestras, mesas-redondas, desafios e visitas técnicas a grandes companhias para que os universitários aprofundem o conhecimento visto em sala de aula e se aproximem da realidade do mercado de trabalho. Na Feira de Estágios (dia 23 de outubro), diversos estandes de empresas serão montados para que os alunos possam se candidatar a programas de estágios e para trainees. Para inscrever-se, os interessados devem entrar em contato com as comissões organizadoras de cada curso pelo site ou mídias sociais.

SERVIÇO: Semana de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Facebook: IV SEMM

Semana de Engenharia de Petróleo Facebook: Sepetro UFC

Semana de Engenharia Civil Facebook: Semana De Engenharia Civil – UFC Site: secufc.tk/

Semana de Engenharia de Produção Facebook: Semana de Engenharia de Produção UFC

Semana de Engenharia de Teleinformática Facebook: Semana da Engenharia de Teleinformática Site: www.seti.ufc.br

Semana da Engenharia Mecânica Facebook: Semana de Tecnologia da Engenharia Mecânica

Semana de Engenharia Química Site: www.seq.ufc.br Facebook: Semana de Engenharia Química UFC

Semana de Engenharia Elétrica Site: www.seel.ufc.br

Semana de Engenharia de Energias Renováveis Site: seerufc.wordpress.com

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles