O pequeno Santiago Soares de Mendonça, de apenas 12 anos, já tem livre acesso à internet pelo smartphone. Por dia, gasta pelo menos duas horas entrando em redes sociais, e usando aplicativos de mensagens, como WhatsApp; canais de vídeo, como YouTube, e jogos on-line.

Ele faz parte da faixa etária que tem cada vez mais acesso à internet por dispositivos móveis, de acordo com a pesquisa TIC Kids On-line Brasil 2013, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br).

Segundo o levantamento, o smartphone é utilizado por pouco mais da metade, 53%, das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos para acessar a internet. Em 2012, esse número era de 21%. Já o acesso à rede por meio dos tablets cresceu de 2%, em 2012, para 16% em 2013.

Os números comprovam a tendência irreversível à mobilidade e o crescimento da demanda por planos que contemplem mais pacotes de dados do que ligações e SMS, ao contrário do que a maioria das operadoras oferece atualmente.

Fonte: O Estado de Minas

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles