As mensalidades das escolas particulares do Rio de Janeiro (RJ) deverão ter um reajuste no ano que vem entre 8% e 15%, conforme a instituição de ensino. Os valores exatos do aumento só serão conhecidos dentro de algumas semanas, quando começam as matrículas para o novo ano letivo.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (SinepeRio), Edgar Flexa Ribeiro, afirma que o reajuste, acima da projeção da inflação para este ano feita pelo governo, de 6,3%, se explica pelo clima de incertezas que a economia brasileira está atravessando.

Flexa Ribeiro cita ainda o reajuste para os profissionais do magistério, que será em abril do ano que vem, como um fator determinante para o aumento acima da inflação. Ele enfatiza que as escolas são obrigadas a fazer projeções de acordo com a previsão dos gastos.

Os aumentos das mensalidades são feitos com base na lei federal 9.870, que obriga as instituições de ensino a justificarem o aumento por meio de uma planilha de custos, que pode ser solicitada pelos pais dos alunos.

Fonte: O Globo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles