Educação

Mensalidades das escolas devem aumentar até 15%

As mensalidades das escolas particulares do Rio de Janeiro (RJ) deverão ter um reajuste no ano que vem entre 8% e 15%, conforme a instituição de ensino. Os valores exatos do aumento só serão conhecidos dentro de algumas semanas, quando começam as matrículas para o novo ano letivo.

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (SinepeRio), Edgar Flexa Ribeiro, afirma que o reajuste, acima da projeção da inflação para este ano feita pelo governo, de 6,3%, se explica pelo clima de incertezas que a economia brasileira está atravessando.

Flexa Ribeiro cita ainda o reajuste para os profissionais do magistério, que será em abril do ano que vem, como um fator determinante para o aumento acima da inflação. Ele enfatiza que as escolas são obrigadas a fazer projeções de acordo com a previsão dos gastos.

Os aumentos das mensalidades são feitos com base na lei federal 9.870, que obriga as instituições de ensino a justificarem o aumento por meio de uma planilha de custos, que pode ser solicitada pelos pais dos alunos.

Fonte: O Globo