O dia a dia da família Piquet não é mais o mesmo depois das aulas de educação financeira da pequena Daniela Piquet, de 10 anos. As crianças passaram a participar dos orçamentos da família. Para a psicóloga e mãe da estudante, Adélia Piquet, eles têm a oportunidade de aprender o que os pais não aprenderam na escola.

Para conquistar o presente do final do ano, Daniela mobilizou a família toda para economizar. Daniela também aprendeu nos encontros com a horta do colégio, que para realizar um sonho é preciso ter paciência como nos processos de plantação.

Para o economista Antônio Pessoa, a disciplina também serve na hora da mesada. O projeto de culminância da escola sobre a América Latina também envolve conhecimento econômico.

A turma da professora Eleonora Bastos vai explorar a Argentina. Eles aprendem a fazer a empanada, prato típico argentino. Antes de cozinhar, calcularam os gastos com os produtos e a estimativa de pesos e medidas dos ingredientes. “Esse aprendizado foi levado para dentro de casa”, disse Eleonora.

Fonte: Diário de Pernambuco

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles