Entre tantos problemas das escolas brasileiras, a insegurança que ronda as instituições é o fator que mais preocupa a população, mostra pesquisa do Instituto Data Popular.

De acordo com o levantamento, a cada dez brasileiros, sete acreditam que há muita violência nas unidades de ensino público. Para Roberto Leão, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a desvalorização dos docentes é uma das causas para os conflitos na comunidade escolar. O desprestígio pela carreira de professor também aparece no estudo.

A maioria dos entrevistados, 84%, disse não ter vontade de dar aulas. Uma das perguntas do levantamento foi: “qual é o principal problema da educação?”. Os apontamentos mais comuns foram falta de segurança (28%) e alunos desrespeitosos (15%). O controle da violência também foi mencionado na questão sobre o fator mais importante para que a escola seja de qualidade. Em primeiro lugar, a população pediu por segurança (27%) e depois pela valorização de professores e funcionários (17%). O Data Popular ouviu três mil pessoas, durante setembro, em mil municípios nas cinco regiões do País.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles