Educação

Google ultrapassa Apple em salas de aula nos EUA

A Apple perdeu a vantagem sobre o Google nas escolas dos Estados Unidos. Os laptops Chromebook passaram tablets iPad pela primeira vez como aparelhos mais populares nas compras feitas para alunos.

No terceiro trimestre, o Google forneceu 715,5 mil dos laptops de baixo preço para escolas dos EUA ante 702 mil iPads, segundo a empresa de pesquisas IDC. O Chromebook, com preço inicial de US$ 199, saiu do zero dois anos atrás e já controla mais de um quarto do mercado.

O multibilionário mercado da educação se tornou campo de batalha para fabricantes que buscam conquistar a próxima geração. Tradicionalmente, o domínio cabia a aparelhos com o Windows, com décadas de vantagem sobre iPads e Chromebooks. Mas as escolas buscam alternativas de menor custo.

É a primeira vez que o Google supera a rival em vendas e consolida a liderança sobre a Apple nessa área. “Os Chromebooks estão realmente ganhando impulso”, diz Rajani Singh, analista de pesquisa da IDC. “O crescimento do Chomebook é séria preocupação para o iPad.” Samsung, HP, Dell e Acer produzem Chromebooks e promovem o aparelho nos conselhos de educação, diz.

Custo inicial baixo e administração mais simples os tornam mais atraentes, se comparados aos tablets Apple, mais caros, com preço inicial de US$ 379 para iPad Air de 2013, incluído o desconto para instituições escolares.

Fonte: Folha de SP