Alunos de Sobral testando acessibilidade em cadeira de rodas

Um grupo de alunos e professores do IFCE de Sobral passou pela experiência de vivenciar uma deficiência (física, auditiva ou visual).

Eles percorreram um trajeto dentro do campus na perspectiva de um deficiente, usando cadeira de rodas, esparadrapo na boca ou venda nos olhos.

O percurso foi registrado em vídeo e, ao final, os participantes responderam um questionário sobre inclusão e acessibilidade.

O projeto de extensão é do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne) do IFCE de Sobral, com coordenação da professora Juliana de Brito. Segundo a docente, o objetivo é sensibilizar e conscientizar a comunidade acadêmica sobre as necessidades das pessoas com algum tipo de deficiência.

Os alunos da disciplina Projetos Sociais da Licenciatura em Física se dividiram em duplas, que percorreram o trajeto entre a portaria de entrada do campus e a área do Bloco Didático. Posteriormente, será elaborado um relatório com as conclusões e sugestões. O documento será entregue à equipe gestora do campus.

Imagem: Parte dos alunos testou a acessibilidade do campus usando cadeiras de roda (foto: Tiago Braga)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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