O Centro de Excelência contra a Fome e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançaram uma série de vídeos sobre os diversos programas brasileiros que ajudam a população do semiárido a encontrar soluções para conviver com os longos períodos de seca, característicos da região. Os vídeos mostram o programa de construção de cisternas de captação de água da chuva para consumo humano e para a produção agropecuária e outros programas que garantem aos produtores familiares o acesso a mercados e melhoram suas condições de vida.

Os vídeos foram lançados em português em dezembro e, agora, estão disponíveis também com legendas em inglês, francês e espanhol. Os vídeos mostram como o Bolsa Família, as cisternas, a energia elétrica e a comercialização de alimentos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) transformaram a vida dos sertanejos.

“Veio a cisterna de consumo, a gente começou a beber água limpa, e depois chegou a energia, foi uma alegria”, conta Juvita da Cruz, agricultora da cidade de Uauá, na Bahia. “Hoje tenho orgulho de dizer que sou agricultor (…), porque temos qualidade de vida, os filhos estudam, temos transporte próprio, mercado garantido”, explica José Soares Simão, agricultor de Juazeiro do Norte, no Ceará.

Os vídeos são parte do material de referência utilizado pelo Centro de Excelência para mostrar a outros países em desenvolvimento como os programas sociais brasileiros são complementares e os impactos que têm nas vidas das pessoas. Foram produzidos como parte do projeto Parceria para Iniciativas Nacionais de Desenvolvimento Social (PNSDI), desenvolvido pelo Centro de Excelência contra a Fome em parceria com o MDS e com o Ministério do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID). ◊

Assista os vídeos nos links abaixo
Português
Vídeo 1: http://youtu.be/jYJEvZJOARY
Vídeo 2: http://youtu.be/4onzPJYvkw4
Vídeo 3: http://youtu.be/51n7ju2W9HA

Español
Video 1: http://youtu.be/LfImuMd9dDQ
Video 2: http://youtu.be/0WuSG_0a8-s
Video 3: http://youtu.be/oiGTcM8fyOg

Français
Vidéo 1: http://youtu.be/RF7Fk5PwJjA
Vidéo 2: http://youtu.be/UIbIrzzn-nk
Vidéo 3: http://youtu.be/euu_n8rnBoM

English
Video 1: http://youtu.be/eFyZ-MNX5u0
Video 2: http://youtu.be/fX5vC2fC4jo
Video 3: http://youtu.be/cfDCf0RBpWo

Fonte: ONU Brasil

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles