Imagem: Profª Lúcia Rejane Araújo ministra disciplinas de Ioga e Meditação (Foto: Divulgação)

No próximo dia 29, o Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral receberá pela primeira vez uma edição da vivência Meditação na UFC. O encontro ocorrerá a partir das 19h, em frente ao bloco Mucambinho I. A promoção é do Campus da UFC em Sobral e do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes), em parceria com a organização internacional Arte de Viver. A coordenação do evento será feita pela vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver, Profª Lúcia Rejane Araújo.

“O encontro é aberto ao público, sem restrições. Qualquer pessoa pode ir. Não é necessário ter experiência prévia, pois faremos uma meditação guiada”, diz a Profª Lúcia Rejane. A organização do evento solicita apenas que os participantes, se possível, levem uma canga, tapete de ioga, manta ou toalha para se sentar.

“A vontade de expandir os eventos de meditação para os diversos centros e campus da UFC já existia desde o primeiro evento na Reitoria, que foi no início de 2014”, diz a professora. Para esta experiência em Sobral, ela conta que foi importante a contribuição do aluno Henrique Soares, do Curso de Engenharia de Computação, do campus da UFC naquela cidade, que vinha frequentando as meditações em Fortaleza. “A iniciativa desse aluno está recebendo total apoio do diretor do Campus , o que está concretizando o alcance de mais essa meta”, diz ela.

Sobre a ideia de levar a meditação para outros campi da UFC no Interior, a Profª  Lúcia Rejane aguarda o contato de membros da comunidade universitária dos demais campi que queiram estabelecer parceria na organização e divulgação do evento.

MEDITAÇÃO NA REITORIA – Em Fortaleza, ela anuncia para o próximo dia 20, às 19h, o retorno da Meditação na Reitoria. “Logo que tenhamos a confirmação da disponibilidade por parte da Administração Superior, estaremos divulgando o calendário anual. Isso vai garantir que todos se programem com antecedência, e possamos atingir o maior número de pessoas. Posso adiantar que será sempre às segundas-feiras.”

A parceria Iefes/Arte de Viver surgiu quando a professora fez sua formação em ioga na Arte de Viver (Art of Living), entidade fundada em 1981 pelo pacifista e mestre indiano Sri Sri Ravi Shankar. “A Arte de Viver é uma organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A organização opera globalmente em mais de 152 países”, esclarece.

A professora acrescenta que a vivência e formação na Arte de Viver transformou sua vida pessoal e profissional, sendo inclusive o tema de sua tese de doutorado em Educação, na Faculdade de Educação da UFC, defendida em 2009. “Sendo assim, foi muito natural integrar ao trabalho educativo e formativo que desenvolvo no Curso de Educação Física da UFC através das disciplinas Ioga, Meditação, minicursos para educadores, seminários em escolas públicas e os eventos de meditação aberto ao público”, afirma.

Na UFC, as disciplinas de Ioga e Meditação têm sido cada vez mais procuradas pelos alunos da UFC, inclusive alunos da pós-graduação e até professores, destaca Lúcia Rejane. “Os relatos nos mostram como estão encontrando maior bem-estar, integração corpo-mente, maior concentração e maior foco nas atividades acadêmicas.”

As vivências já resultam em trabalhos científicos. “Em 2013, uma pesquisa desenvolvida pelo aluno Diego Freitas, do Curso de Educação, evidenciou uma redução significativa dos níveis de estresse dos alunos que participaram da pesquisa. Temos diversos depoimentos que nos estimulam a continuar oferecendo essa experiência formativa”, conclui.

Fonte: Profª Lúcia Rejane Araújo, vice-diretora do Iefes e coordenadora regional da Arte de Viver – fone: 85 3366 9533

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles