Foram prorrogadas até dia 8 de maio as inscrições para o curso gratuito preparatório para o Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), realizado em parceria com o procurador da República e professor da UECE, Oscar Costa Filho.

Serão ofertadas 60 vagas para estudantes bolsistas do pelo Programa de Bolsas de Permanência Universitária (PBEPU), com cotas para jovens universitários de famílias de baixa renda das comunidades do entorno do Campus do Itaperi, desde que atendam aos critérios adotados para seleção dos cursistas.

Podem se inscrever estudantes bolsistas do PBEPU e estudantes universitários moradores das comunidades do entorno do Itaperi, que atendam seguintes critérios: a) ter interesse pessoal pela formação; b) ser bolsista ou estar na lista de espera do PBEPU, para o caso de estudantes da UECE; e c) estar cursando até o terceiro semestre do seu curso.

Uma iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão (PROEX) e de Políticas Estudantis (PRAE), o curso preparatório da UECE para seleção no Instituto Rio Branco terá duração de dois anos e tem por objetivo proporcionar formação acadêmica multidisciplinar, habilitando os cursistas a concorrer à seleção de ingresso na carreira de diplomata.

Serão duas turmas com 30 participantes cada, sendo uma no turno da manhã e outra no da tarde, com encontros uma vez por semana, com carga horária de quatro horas semanais. O conteúdo do curso preparatório corresponde às disciplinas constantes do Processo Seletivo do Instituto Rio Branco e o curso será coordenado pelo professor Oscar Costa Filho.

As inscrições serão realizadas exclusivamente de forma presencial nas secretarias da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PRAE), mediante preenchimento de formulário de inscrição.

As inscrições serão realizadas no período de 14 a 30 de abril, no horário das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. O Curso Preparatório está previsto para começar em maio.

Para maiores informações, procurar as Secretarias da PRAE (3101 9675/9674) e da PROEX (3101 9654/9655).

Fonte: UECE

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles