Imagem: Logomarca do 1º Congresso Internacional da Red Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade

Tem início dia 30 de setembro o 1º Congresso Internacional da Red Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade. O evento, realizado pelo Instituto da Primeira Infância (Iprede), parceiro da UFC em atividades de extensão, ocorrerá até 3 de outubro na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), localizada na Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres.

O tema do congresso é “Perspectivas acadêmicas e profissionais da psicomotricidade na contemporaneidade”. A abordagem correlaciona a psicomotricidade ao desenvolvimento humano, com foco em família, infância, adolescência, vida adulta e terceira idade, com vistas a atender os profissionais e estudiosos da psicomotricidade em saúde, educação e áreas afins.

De acordo com a presidente do evento, a psicóloga e psicomotricista Dayse Campos, o objetivo é promover o encontro entre profissionais e acadêmicos da América Latina e da Europa, realizando um intercâmbio sobre o trabalho interdisciplinar na psicomotricidade, seus saberes e práticas atuantes nos campos da saúde e da educação. “É um evento inédito e ajuda a fortalecer a Ciência no Brasil e no mundo”, sintetiza Dayse.

O congresso terá a participação de palestrantes que são referências mundiais na área de psicomotricidade, entre eles Rui Martins, presidente do Fórum Europeu de Psicomotricidade; Juan Mila, presidente da Red Latino-Americana de Universidades com Formação em Psicomotricidade, e Beatriz Loureiro, presidente da Organização Internacional de Psicomotricidade e Relaxação. Haverá também oficinas, minicursos, mesas-redondas e conferências. A programação completa está no site do congresso.

Profissionais e estudantes das áreas de educação e saúde constituem o público-alvo do evento, que é aberto à participação de pessoas de qualquer área que estejam interessadas no assunto.

INSCRIÇÕES – Há quatro diferentes categorias de inscrição: profissionais; sócios da Associação Brasileira de Psicomotricidade (ABP); estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação. As vagas são limitadas. Os preços e formulários estão disponíveis na página de inscrição do site do evento. Mais informações pelo telefone 85 3261 2000 ou pelo e-mail congressored@oficinadeeventosnet.com.br.

Fonte: Dayse Campos, presidente do evento – fone: 85 98183 2901

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles