Será realizada a partir de quinta-feira (10), em Fortaleza, a Semana de Prevenção do Suicídio. Organizada pelo Núcleo de Psiquiatria do Estado do Ceará (Nupec), com apoio do Projeto de Apoio à Vida (Pravida), iniciativa de extensão da Faculdade de Medicina da UFC, a atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo, realizada mundialmente para comemorar o dia 10 de setembro, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o Dia de Prevenção do Suicídio.

A Semana tem como pré-eventos uma série de palestras, que já estão sendo ministradas em universidades cearenses com o objetivo de proporcionar a profissionais, universitários e ao público em geral informações sobre suicídio, visando facilitar a discussão e a conscientização sobre o tema.

A abertura da Semana ocorrerá no dia 10 de setembro, às 14h, no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento contará com as palestras do psiquiatra e coordenador do Pravida, Fábio Gomes de Matos e Souza, e da psicóloga e coordenadora do serviço de Psicologia do Instituto Doutor José Frota (IJF), Sâmia Karine Ribeiro.

No dia 11 de setembro a programação inclui exercício de meditação na Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica), às 18h. Já no dia 12 de setembro, aula de dança será ministrada na Praça dos Estressados, na Av. Beira-Mar, às 17h. A programação será encerrada com a Caminhada de Prevenção do Suicídio, no dia 13 de setembro, na Av. Beira Mar, com concentração na esquina da Av. Rui Barbosa, às 16h.

O Projeto de Apoio à Vida (Pravida) é um programa da UFC que conta com a participação de estudantes dos cursos de Psicologia, Medicina e Serviço Social de várias universidades. Com supervisão do psiquiatra e Prof. Fábio Gomes de Matos, da Faculdade de Medicina da UFC, o Pravida realiza atendimento a pacientes com tentativa de suicídio, bem como promove capacitações, pesquisas e discussões sobre o assunto na sociedade.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Mais informações sobre a Semana podem ser obtidas nas mídias sociais do Pravida: Facebook (facebook.com/PravidaUfc) ou Instagram (instagram.com/pravidaufc).

Fonte: Integrantes do Pravida na UFC Vicente Ribeiro – fone: 85 9913 1212; Evelyn Sousa – fone: 85 9786 0496; Alexandre Heverton – fone: 88 9916 9631

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles