Olha só a oportunidade que as escolas e as famílias terão para participarem do TIC: Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará receberá agendamento de escolas públicas, particulares e ONGs que trabalham com crianças para espetáculos da quinta edição, que acontecerá em outubro em Fortaleza e Sobral.

Em cena, companhias teatrais internacionais da Espanha e Argentina, e nacionais dos estados de Pernambuco, São Paulo e Ceará. Escolas interessadas devem enviar email para ticagendamento@gmail.com. Mais informações: (85)9 8700.2771. Confere aí o que vem de maravilhoso para todos nós!

TEATRO PARA BEBÊS

Creches públicas e particulares podem realizar o agendamento para o espetáculo “A Geometria dos Sonhos“, que será apresentado no dia 02 de outubro, às 9h e às 10h30, no Teatro Dragão do Mar. Em cena, a Companhia La Casa Incierta, do espanhol Carlos Laredo, e a brasileira Clarice Cardell. O grupo é precursor em teatro para bebês, na Espanha, onde realizou oito edições do Ciclo Internacional de Teatro para a Primeira Infância. Atualmente, a companhia está sediada em Brasília.

DUAS ESTREIAS

Duas companhias cearenses estreiam espetáculos infantis no 5° TIC: “Ogroleto” é o novo trabalho do Pavilhão da Magnólia, grupo que comemora 10 anos de atividade em 2015, e “A Fábula do Monturo Velho“, é o primeiro infantil da Trupe ‘Caba de Chegar, que festeja 25 anos de atuação no teatro de rua.

Ogroleto” é uma peça de autoria da canadense Suzane Lebeau, até então inédita no Nordeste do Brasil. Trata de temas muito presentes na infância, como: medos, dúvidas e diferenças. No Festival, a peça terá sessões em Fortaleza e Sobral: No dia 07, às 14h, na CAIXA Cultural Fortaleza, com 100 lugares para escolas agendadas. Em Sobral será no dia 09, com sessões exclusivas para escolas agendadas às 9h e às 14h, no Theatro São João.

“A Fábula do Monturo Velho”, da Trupe ‘Caba de Chegar, se passa em um terreno abandonado, onde vários animais obedecem às ordens ditadas pelo intransigente rei Corujão, sendo impedidos de fazer escolhas de acordo com seus modos de vida, como o urubu, que é vegetariano, e não é aceito por estar “infringindo” as normas do Corujão. Os conflitos vividos pelos personagens levam a uma reflexão sobre a aceitação das diferenças. O espetáculo terá sessões exclusivas para escolas agendadas no dia 09 de outubro, às 9h e às 14h, no bairro Bom Jardim (local a ser confirmado).

MAIS ESPETÁCULOS

“Molavin” é o espetáculo do ator, palhaço, diretor e professor Tato Villanueva, da Argentina, que desenvolve sua carreira com trabalhos que mesclam clown, palhaço, teatro de rua e diferentes técnicas circenses, contando com a participação intensa do público. No dia 9, o espetáculo tem sessões exclusivas para escolas agendadas às 9h e 14h, no Theatro José de Alencar.

De São Paulo, Chica e Olga Ateliê de Criações apresenta “Em Busca do Ingrediente Secreto”, no dia 7, com sessões exclusivas para escolas agendadas às 9h e 14h, no Theatro José de AlencarNo palco, duas palhaças-cozinheiras, Chica e Olga, vivem uma grande aventura em busca de um ingrediente secreto. O desafio é preparar uma receita incrível e vencer o Festival Gastronômico da Tia Gertrudes. Com o surpreendente Fogão Maravilhoso, elas percorrem lugares inimagináveis em um piscar de olhos e convidam todos os espectadores a viajarem nesta jornada.

Seu Rei Mandou é o espetáculo de teatro e música da companhia pernambucana Meias Palavras. A peça é inspirada na tradição oral e narra a trajetória de tirania, bravura e bonanças de três reis através das histórias: “A Lavadeira Real”, “O Rato que roeu a Roupa do Rei de Roma” e “O Rei Chinês Reinaldo Reis”. No dia 9h, tem sessão exclusiva para escolas agendadas às 14h, no Sesc Senac Iracema. No local, antes da apresentação, a Cia Meias Palavras fará um espaço de leitura, com a intenção de promover e partilhar com as crianças, pais e espectadores os livros de literatura que serviram e servem de inspiração para as criações de seus espetáculos.

O cearense Coletivo Cambada apresenta a peça “Quem tem medo do escuro?” na Caixa Cultural Fortaleza, no dia 08 às 14h, com 100 lugares exclusivos para escolas agendadas. Numa tarde sem energia elétrica, dois meninos têm apenas uma saída: embarcar em aventuras em que se transformam em cavaleiros, dragões e outros seres mitológicos. Durante o mergulho na imaginação, os garotos descobrem o valor da amizade e o poder da criatividade.

João Botão“, do Teatro Máquina, é uma livre adaptação do romance “Jim Knopf e Lucas, o maquinista” de Michael Ende. O grupo recria a situação-motivo, ambientada agora numa pequena ilha inventada. Os quatro habitantes de Pequeno se veem diante de uma grande novidade. Mas, e agora? O espaço é pequeno demais para mais um e todos precisam se entender para tentar resolver esse problema. A peça terá sessões exclusivas para escolas agendadas, às 9h e 14h do dia 8, no Theatro José de Alencar, e uma sessão no dia 9, às 14h, na Caixa Cultural Fortaleza, com 100 lugares exclusivos para escolas agendadas.

AUDIODESCRIÇÃO E LIBRAS

Dois espetáculos terão sessões com intérprete de livras e audiodescrição no Theatro José de Alencar: No dia 7, às 9h, “Em Busca do Ingrediente Secreto“, no Theatro José de Alencar e, no dia 8, às 14h, “João Botão“.

O FESTIVAL

“Lugar de criança é em todo lugar”. Com este tema o TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará chega à 5ª ediçãofazendo uma referência aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que defende os direitos da criança, entre os quais, o acesso à cultura. O Festival acontece de 02  12 de outubro, com programação 100% gratuita em Fortaleza e Sobral.

Crianças de todas as idades têm espaço no TIC, dos bebês aos adultos, apresentando narrativas pertinentes à família contemporânea, buscando revelar as inovações do teatro infantil local e internacional. São espetáculos de alta qualidade que quebram paradigmas e inspiram novas iniciativas.

 A quinta edição é apresentada pela Vivo, tem como patrocinadores Governo Federal, CAIXA, Cagece e Coelce. Apoio Cultural: Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura. Parceria: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Porto Iracema das Artes. É uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e promoção da Invento Produções Culturais. 

Fonte: Dégage

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles