Estão abertas até 23 de outubro as inscrições para o projeto de extensão “Funcionalismo aplicado al español: teoría e práctica”, vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras. As atividades do projeto terão início dia 28 de outubro, com encontros semanais às quartas-feiras, de 16h às 16h, na área 1 do Centro de Humanidades. A carga horária é de 20 horas/aula.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer ao Departamento de Letras Estrangeiras (Av. da Universidade 2683 – Benfica), portando o histórico escolar do curso de graduação. Mais informações pelo telefone 85 3366 7612.

SOBRE O PROJETO – O projeto é coordenado pela Profª Nadja Prata, da unidade de Espanhol do Departamento de Letras Estrangeiras. Segundo ela, o objetivo é desenvolver e ampliar o senso crítico e investigativo dos alunos dos cursos de Letras (diurno) e Letras-Espanhol (noturno) em relação aos conhecimentos sobre aspectos linguísticos relacionados à gramática da língua espanhola, a partir de uma perspectiva funcionalista.

“Ao realizar-se por meio de atividades teórico-práticas, com base em diversos textos produzidos efetivamente em espanhol, visamos ao incentivo para o trabalho de pesquisa e investigação científica por parte dos discentes, e ao domínio da metalinguagem da área de linguística do/no espanhol”, explica Nadja.
O público-alvo são graduados e/ou graduandos em Letras, mais particularmente com habilitação em Espanhol, que tenham cursado as seguintes disciplinas: “Teorias de línguas e de segundas línguas” ou “Introdução à Linguística” ou “Funcionalismo” e “Espanhol 3: Língua e cultura”.

Fonte: Profª Nadja Prata, do Departamento de Letras Estrangeiras – fone: 85 3366 7612

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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