Com o objetivo de fazer o público refletir sobre a promoção da paz no cotidiano e sua sistematização através de práticas voltadas para as áreas da Educação, será realizado o VI Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade. O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, no Auditório Valnir Chagas (Rua Waldery Uchoa, 1, Benfica).  As inscrições estão abertas até 2 de novembro.

O seminário é promovido pelo Grupo de Pesquisa Cultura de Paz, Espiritualidade, Juventudes e Docentes, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, coordenado pela Profª Kelma Matos. As inscrições devem ser feitas pelo site do evento de duas formas: com trabalho acadêmico, cuja taxa é de R$ 30,00, ou sem trabalho, para participar como ouvinte. Neste caso, é solicitada a doação de uma lata de leite em pó, a ser entregue no primeiro dia do evento.

Durante o seminário, será realizado o encontro de pesquisadores, estudantes e educadores para debater o tema em palestras, oficinas e na apresentação de pesquisas científicas, assim como na socialização de experiências. Os trabalhos a serem inscritos devem contemplar os seguintes eixos temáticos do grupo de pesquisa: escola, juventudes, educação para a paz e valores humanos; direitos humanos, comunicação, mídia e paz; e cultura de paz, saúde, espiritualidade e educação ambiental.

Esta edição contará com palestra da Profª Ana Maria Freire, sobre o tema “Cultura de paz e pedagogia da tolerância” que ocorrerá no dia 2 de dezembro, das 8h às 12h. Nita Freire, como é conhecida, é pedagoga e escritora, autora dos livros Analfabetismo no Brasil, Paulo Freire: uma história de vida e Nita e Paulo: crônicas de amor. Viúva de Paulo Freire, Nita dedica-se, atualmente, a organizar, publicar e divulgar sua obra, como sucessora legal do educador.

A programação e outras informações sobre o seminário podem ser obtidas no site do evento.

Fonte: Elizângela Lima, da Comissão Organizadora – fone: 85 98840 7169

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles