Parceria entre a Capes e a multinacional brasileira de cosméticos Natura, o prêmio tem como objetivo estimular a produção de artigos de alta relevância e impacto para o desenvolvimento científico e tecnológico voltados à Sustentabilidade e Biodiversidade. Trata-se de uma ação inovadora que visa estimular a pesquisa de excelência nesta área temática que é estratégica para o país. A seleção de artigos será realizada a cada dois anos, já estando previstas no acordo três edições.

Requisitos

Podem concorrer ao Prêmio trabalhos individuais ou em coautoria, de portadores do título de mestre ou doutor ou matriculados em programas de mestrado ou doutorado, vinculados à instituição de pós-graduação e pesquisa e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Os artigos científicos devem atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

I – terem sido publicados por autor(es) em atividade no Brasil, sendo considerado para a premiação o primeiro autor;

II – terem sido publicados em decorrência de trabalho de pesquisa relacionada à dissertação de mestrado ou à tese de doutorado, defendida no Brasil, mesmo em caso de cotutela, em programa de pós-graduação reconhecido pelo Ministério da Educação e devidamente registrado na Plataforma Sucupira da CAPES;

III – terem sido publicados nos dois anos imediatamente anteriores ao ano da premiação e decorrentes de dissertações ou teses defendidas no período de 2010 até a data de encerramento das inscrições ou de trabalho de pesquisa de mestrado ou doutorado em andamento na data de encerramento das inscrições ao prêmio;

IV – Cada autor poderá concorrer com apenas um artigo em uma das categorias.

Premiação

O Prêmio consiste em:

I – passagem aérea e diária para que os autores(as) finalistas comparecerem à cerimônia de premiação que ocorrerá em data e local a serem definidos. Serão custeadas passagens somente de trechos que compreendam o território brasileiro;

II – valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), líquido, para o artigo que trate do tema 1 referido no Art. 3º;

III – valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), líquido, para o artigo que trate do tema 2 referido no Art. 3º;

IV – certificado para os autores premiados; V – certificado de premiação para o programa de pós-graduação e pesquisa de onde se originou o artigo premiado.

Inscrição

A inscrição do trabalho, deverá ser feita exclusivamente, pelo site http://pcn.capes.gov.br até às dezoito horas do dia 21 de dezembro de 2015.

Fonte: Capes

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles