O presidente da Capes, Carlos Nobre, o ministro Mercadante, o secretário-executivo do MEC, o diretor de avaliação da Capes, Arlindo Phillip, em solenidade em Brasília (Foto: Isabelle Araújo/MEC)

O primeiro passo para o funcionamento da Universidade em Rede do Brics (grupo de países que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ocorreu nesse mês de dezembro em Brasília, com o lançamento do edital que selecionará os programas de pós-graduação que participarão da iniciativa.

As instituições de ensino superior brasileiras poderão inscrever os programas reconhecidos e recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tenham nota superior ou igual a seis. Os cursos deverão contemplar as áreas definidas como prioritárias: energia, ciência da computação e segurança da informação; estudos do Brics, ecologia e mudanças climáticas, recursos hídricos e tratamento da poluição e economia.

“A educação é uma das áreas estratégicas no bloco dos países em desenvolvimento”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante o ato de lançamento do edital. Segundo o ministro, a universidade em rede tem a missão de preparar os países para a economia do conhecimento e formar recursos humanos de alto nível.

“Os temas são prioritários para o Brasil e estratégico para o desenvolvimento sustentável do planeta”, apontou o presidente da Capes, Carlos Nobre. Ele acrescentou que a iniciativa vai integrar a comunidade acadêmica e incrementar a educação científica, mas será necessário vencer o desafio da língua. Todos os cursos serão em inglês.

O ministro lembrou a importância do Brics na economia mundial. O bloco abriga 42% da população mundial e representa 30% do PIB mundial.

A seleção dos programas ocorrerá até março de 2016. O calendário completo do processo consta do Edital do MEC nº 3/2015, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 10.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Presidência da República

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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