Na edição 2016 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal do Ceará (UFC) ofertará 6.288 vagas em 107 cursos de graduação presencial nos campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús.

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 30, o edital com o cronograma da seleção. O período de inscrições será de 11 a 14 de janeiro, exclusivamente pelo site do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições estarão abertas até às 23h59min do dia 14 de janeiro, no horário de Brasília. Ou seja, estudantes nos estados das regiões Norte e Nordeste, onde não há horário de verão, deverão ficar atentos a esse detalhe, para não correrem risco de ficar fora do Sisu 2016.

O resultado da Chamada Regular será liberado no dia 18 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão se matricular nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Após a Chamada Regular, o estudante poderá manifestar interesse em compor a Lista de Espera, unicamente para sua primeira opção de curso, entre os dias 18 e 29 de janeiro.

Para se candidatar, o estudante deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2015 e não ter zerado a redação. As notas individuais do exame serão divulgadas pelo MEC no dia 8 de janeiro.

Sisu – O Sisu é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do ENEM. A inscrição é gratuita e realizada exclusivamente pela Internet.

Para se candidatar às vagas disponíveis no Sisu, é necessário acessar o site do MEC (www.sisu.mec.gov.br), informar o número de inscrição no ENEM, escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos e, se for o caso, a modalidade de cota. São selecionados os mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, turno, grau, sede e modalidade de concorrência.

Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar suas opções quantas vezes quiser. No entanto, é considerada somente a última inscrição concluída.

A UFC no Sisu – A UFC aderiu ao Sisu em 2010, com ingresso em 2011, já com 100% das vagas da graduação presencial. As oportunidades vêm sendo ampliadas a cada ano e nesta edição do Sisu serão ofertadas 50 vagas a mais do que em 2015. A novidade é o Curso de Engenharia de Minas, no Campus de Crateús, que iniciará suas atividades no primeiro semestre de 2016.

Desde 2012, a UFC se destaca como a Instituição mais procurada do País no Sistema. Na edição anterior, a Universidade recebeu 187 mil inscrições, de acordo com o balanço final do Sisu 2015 elaborado pelo MEC.

O edital específico da UFC sobre a participação no Sisu 2016 deverá ser publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) até o dia 10 de janeiro. Para auxiliar os candidatos com interesse em ingressar via Sisu na Instituição, a Prograd dispõe de um canal específico de informações, o site do Sisu na UFC.

Fonte: Prof. Miguel Franklin, coordenador do Sisu na UFC – fone: 85 3366 9410

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles